O consumidor moderno está cada vez mais exigente e atento às boas oportunidades de economizar. Nesse cenário, as campanhas promocionais são uma ótima estratégia para as empresas saírem na frente nas preferências dos clientes.
Afinal, ações promocionais são usadas como atrativos não só para atrair novos clientes e aumentar as vendas, mas também promover um novo produto ou serviço, e até mesmo (re)fidelizar clientes antigos.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar um guia completo com informações, dicas e um passo a passo de como fazer uma campanha promocional de sucesso.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é campanha promocional?
Uma campanha promocional é uma estratégia de marketing estruturada para promover produtos ou serviços durante um período específico. Assim, a intenção é impulsionar as vendas e atingir objetivos como:
- atrair novos clientes;
- aumentar o reconhecimento da marca;
- destacar ofertas especiais;
- fidelizar clientes antigos; ou
- focar em um determinado nicho de mercado.
Campanhas como Black Friday e Natal são alguns exemplos bastante comuns de períodos em que as campanhas são intensificadas.
Benefícios como descontos, cupons, brindes ou cashback geralmente acompanham as ações, que são marcadas por uma duração limitada e direcionamento focado.
Como fazer uma campanha promocional?
Planejar uma campanha comercial ou promocional eficaz requer um roteiro claro e estratégico.
Considerando que o segredo do sucesso está nos detalhes, vamos percorrer por um passo a passo definitivo a seguir.
Acompanhe!
Conheça o seu público-alvo
Identificar corretamente o público-alvo é o primeiro passo a ser dado em qualquer campanha.
Compreender profundamente quem é – ou quem pode se tornar – consumidor da sua marca permite endereçar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo.
Assim, utilize todos os dados à sua disposição para criar uma persona detalhada, para ter certeza que a sua estratégia irá se alinhar com os desejos e necessidades do público que você deseja alcançar.
Crie um planejamento estratégico
O segundo passo é também o mais importante (e complexo) do processo de criação de uma campanha.
É na etapa de planejamento estratégico que serão definidos fatores como os objetivos e KPIs, cronograma e os incentivos de campanha.
Confira:
1. Estabeleça os seus objetivos e KPIs
Defina uma meta específica para sua campanha, como aumentar vendas ou expandir a base de clientes.
Tenha em mente que ter mais mais de um objetivo pode fazer com que o foco se perca, e “o tiro saia pela culatra”.
Além disso, seja bastante realista e preciso nessa definição. Se baseie em dados e tendências para estabelecer objetivos alcançáveis.
2. Escolha as datas e canais
Selecione períodos estratégicos que maximizem a visibilidade da campanha e sincronizem com o interesse do consumidor.
Também opte por canais de marketing que melhor atinjam seu público-alvo, como redes sociais, e-mail ou publicidade tradicional.
Por exemplo, se você tem um público mais jovem, entre 18 e 25 anos, talvez faça mais sentido considerar uma ação no TikTok do que no Facebook, concorda?
3. Determine os incentivos da campanha
Identifique ofertas atrativas, ou descontos, cashback ou brindes, ou algo que motive a compra e valorize a experiência do consumidor.
Garanta que os incentivos estejam alinhados aos objetivos estabelecidos anteriormente, e também sejam viáveis financeiramente.
4. Crie o seu cronograma de ações
Organize um calendário detalhado com todas as etapas e prazos, incluindo preparação, lançamento e conclusão das ações promocionais.
Também inclua buffers para imprevistos e tempo para análise de dados e ajustes necessários.
Prepare a sua equipe
Um ponto falho em muitas estratégias de campanhas é na preparação do time de atendimento, que, quando despreparado, pode até colocar a perder toda a estratégia.
Por isso, é necessário que as equipes conheçam muito bem o regulamento, as regras e estejam bem preparadas para dar suporte aos clientes quando necessário, além de realizar um atendimento personalizado.
Analise os resultados
A campanha já acabou mas ainda tem um último (e essencial) passo: a análise!
Observe os resultados, e compare com os objetivos estabelecidos. Avalie fatores como o desempenho das vendas, o engajamento do consumidor e o ROI (retorno sobre investimento).
Essas informações são muito úteis para entender o que funcionou bem e o que pode ser melhorado nas próximas campanhas.
Quais são os elementos de uma campanha promocional?
Apesar de variar de campanha para campanha, de modo geral, podemos dizer que os elementos essenciais são:
- Objetivos;
- Público-alvo;
- Mensagem;
- Canais;
- Orçamento.
Qual a diferença entre campanha e promoção?
Como já vimos, a campanha é um conjunto de ações de marketing com tempo definido e metas claras, com o objetivo de promover um produto ou serviço.
Já uma promoção é uma tática individual dentro dessa campanha, como um desconto ou brinde, usada para incentivar a compra imediata.
Por isso, podemos dizer que promoção é um elemento de uma campanha.
Como regulamentar uma campanha promocional?
Para regulamentar uma campanha promocional, é necessário seguir as regras estabelecidas pela legislação brasileira, de acordo com a Lei nº 5.768, de 1971, e pelo Decreto nº 70.951, de 1972.
Essas leis estabelecem regras para a realização de sorteios, concursos e vale-brindes, que são as modalidades de promoção comercial mais comuns.
Para solicitar a autorização, a empresa responsável pela campanha deve preencher um formulário no site do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC).
A solicitação deve ser feita com no mínimo 40 dias de antecedência à veiculação da campanha.
Fique atento, pois é cobrada uma taxa de administração com valores entre R$27,00 e R$66.667,00, que é calculada com base no valor total dos prêmios oferecidos.
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Conclusão
E aí, tudo certo sobre o que é uma campanha promocional e como fazer uma?
Essa estratégia é bastante útil para aumentar as vendas, atrair novos clientes, promover um novo produto ou serviço, ou até mesmo fidelizar clientes antigos.
No artigo de hoje, ainda apresentamos um passo a passo com as etapas mais importantes na hora de elaborar ações promocionais.
Por fim, também vimos que a regulamentação deve ser feita de acordo com a Lei nº 5.768, de 1971, e pelo Decreto nº 70.951, de 1972.
Se você tem qualquer dúvida, entre em contato com a Mand Digital e saiba como podemos ajudar!
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