logo

Peça publicitária de promoção: veja o que é, exemplos e importância

Mesmo que não se lembre exatamente, só no dia de hoje você com certeza já se deparou com ao menos uma peça publicitária de promoção

Afinal, elas estão espalhadas por toda parte – em centros urbanos e espaços públicos – , tendo como propósito conectar o consumidor a formas atraentes de ganhar prêmios, ou adquirir produtos ou serviços com condições especiais. 

Mas, partindo de um ponto de vista empresarial e estratégico, qual a visibilidade que as peças publicitárias realmente promovem a um negócio, e como escolher o melhor tipo de peça publicitária de promoção?

E, antes de mais nada, o que é uma peça publicitária de promoção e como identificar esses itens? 

No artigo de hoje vamos responder a cada uma dessas perguntas, mostrando o “caminho das pedras” para que o seu negócio explore melhor o potencial das peças publicitárias. 

Acompanhe a leitura!


O que é uma peça publicitária de promoção?

Imagine que, depois de quebrar a cabeça para planejar uma campanha promocional criativa e interessante, você finalmente chega na parte da divulgação. É aí que entendemos na prática a importância de uma boa peça publicitária. 

Uma peça publicitária de promoção é um material de comunicação que tem como objetivo promover um produto, serviço ou uma campanha promocional. 

Ou seja, sua função é basicamente conectar o público — e potencial consumidor — às ofertas e condições especiais oferecidas em uma promoção, com características especialmente pensadas para atrair, envolver e informar. 

Tudo isso em apenas uma unidade de material, como um folheto, um outdoor ou banner. 

Para que servem?

ilustração de peça publicitária

De maneira prática e direta, as peças publicitárias de promoção servem para estimular a adesão a uma campanha, ou às vendas de um produto ou serviço, anunciando descontos, brindes, amostras grátis, entre outros benefícios promocionais.

No mundo da publicidade, elas são uma ferramenta muito importante pois podem ser trabalhadas de forma isolada, ou seja, podem ser direcionadas a um tipo de público ou região específica.

Na prática, isso significa que, com um bom planejamento de campanha, o potencial estratégico desses materiais pode aumentar de forma bastante expressiva.

Exemplos de peças publicitárias

Vamos agora conhecer algumas peças publicitárias exemplo, ou seja, aquelas que vemos todos os dias por todos os lados nos centros urbanos. Acompanhe! 

Busdoor

O busdoor é uma peça publicitária que é colocada na lateral ou na parte traseira de um ônibus do transporte público. 

Esse tipo de peça é bastante eficaz para alcançar um público amplo e diverso, já que os ônibus circulam por diversas áreas de uma cidade. 

PDV

03 (1) (1)

As peças publicitárias promocionais também podem ser colocadas no PDV (ponto de venda), como em supermercados e lojas do varejo, por exemplo. 

Do ponto de vista estratégico, essa é uma forma eficaz de alcançar o público de uma região específica. Afinal, as pessoas que visitam os estabelecimentos constantemente estão mais propensas a ter contato com os anúncios. 

Outdoor

O bom e velho outdoor não poderia ficar de fora como um exemplo clássico de peças publicitárias. 

Os grandes painéis publicitários são efetivos ao comunicar e divulgar uma promoção de maneira chamativa e direta. 

Folhetos

Muita gente acha que eles são “coisa do passado”, mas dependendo da estratégia de campanha, público-alvo, local e, claro, da qualidade da peça, os folhetos impressos podem ser o tipo ideal para divulgar uma promoção. 

Banner

É claro que uma menção ao mundo digital não poderia ser esquecida, afinal, as peças publicitárias se provam extremamente efetivas, especialmente quando combinadas a uma estratégia bem desenhada e aos poderosos recursos dos anúncios online. 

Por isso, toda campanha promocional bem sucedida conta com aqueles banners bonitos e bem pensados que vemos em sites, blogs e também nas redes sociais. 

Qual a visibilidade que as peças publicitárias trazem para o seu negócio?

As peças publicitárias trazem visibilidade para um negócio de diversas maneiras. 

Antes de mais nada, elas colocam a marca, produto ou serviço em evidência no olhar do público e facilitam um contato direto com as pessoas. 

Além disso, com a divulgação correta, os detalhes de uma campanha promocional ficam acessíveis e compreensíveis ao público. 

Assim fica mais fácil entender os detalhes sobre o prêmio, a validade da promoção, além, é claro, das regras de participação. 

Como escolher o melhor tipo de peça publicitária de promoção para o meu negócio?

04 (1)

Mais uma vez, vamos bater na tecla do planejamento! 

Só é possível determinar o melhor tipo de peça publicitária de promoção para o seu negócio a partir de uma boa noção dos objetivos da campanha, conhecimento sobre o público alvo e compreensão sobre o orçamento disponível

Nesse sentido, uma dica relevante é contar com agências especializadas em campanhas promocionais e comerciais. 

Elas têm a experiência e metodologia profissional para planejar e criar campanhas e peças que refletem exatamente as necessidades do seu negócio com aquela promoção. 

Além disso, já têm a experiência para lidar com a parte burocrática relacionada à regulamentação — que você confere no próximo tópico. 

Como regulamentar uma peça publicitária de promoção

Como estamos falando de peças publicitárias de promoções, precisamos mencionar a importância da regulamentação — determinada no Brasil por Lei. 

A legislação determina que para dar prêmios como forma de promoção e fazer sorteios, é necessário ter permissão do Ministério da Fazenda. 

Para pedir essa autorização, é só acessar e preencher um formulário online no site do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC)

O pedido de regulamentação deve acontecer pelo menos entre 40 e 120 dias antes de começar a promoção, e é proibido começar a divulgação de peças publicitárias sem ter o certificado de autorização.

Um detalhe importante após receber a autorização, é adicionar o número do regulamento e do certificado na peça publicitária, não só para garantir a legalidade da promoção mas também para evitar qualquer questão com os participantes.

Conheça a Mand Digital! 

Se você precisa criar uma campanha promocional do zero, com peças bonitas, chamativas, e que realmente funcionem, então você precisa conhecer a Mand Digital!

A agência é especializada em promoções comerciais e campanhas promocionais completas, desde concepção à operacionalização. 

Acreditamos que cada marca é única, e por isso cada campanha também deve ser. 

Visite o nosso site e entenda como a Mand Digital pode ajudar a sua marca a se destacar! 

Conclusão

Em resumo, uma peça publicitária de promoção é a forma mais eficaz de anunciar uma campanha promocional e atrair a atenção do público. 

Nesse artigo, apresentamos alguns exemplos de peças publicitárias, explicamos a visibilidade que elas promovem para as campanhas, e compartilhamos dicas de como escolher um tipo de peça ideal para uma promoção. 

Por fim, abordamos a obrigatoriedade de regulamentação, como fazer isso, e como as agências especializadas – como a Mand – são o segredo para colocar no ar campanhas publicitárias de maneira muito mais prática, profissional, e sem ter que lidar com burocracias. 

Se você gostou desse artigo, visite o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados! 

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?