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Concursos em redes sociais: legalização, estratégias e dicas

Concursos em redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa de engajamento e promoção para marcas e criadores de conteúdo. 

Afinal, as redes sociais como meio de conexão direta entre empresas e consumidores tem crescido cada vez mais e ajudado a tornar esses eventos digitais mais do que uma estratégia de marketing eficaz.

Eles tornaram-se também uma via de entretenimento e interação para o público. 

Por isso, ao mergulharmos neste universo, é fundamental entender todos os detalhes que regem a criação, difusão e legalidade.

E é justamente com isso que ajudamos você neste texto, desvendando os aspectos essenciais que todo organizador e participante devem conhecer sobre concursos em redes sociais.


Como é um Concurso Comercial?

Um concurso comercial é uma forma de promoção nas redes sociais que envolve a participação dos usuários através de atividades que requerem habilidade ou criatividade, como:

  • realização de desafios;
  • emissão de palpites;
  • formulação de previsões;
  • submissão de conteúdo para avaliação. 

Esses concursos em redes sociais são planejados com o objetivo de aumentar o envolvimento e a visibilidade da marca, e, ao mesmo tempo, fornecer uma experiência divertida e recompensadora para os participantes.

E na prática, os desafios podem variar, incluindo desde a criação de vídeos, fotos, escrever textos e resolver quebra-cabeças até qualquer outro tipo de tarefa que demande algum esforço criativo ou intelectual dos participantes. 

Concursos em redes sociais: Como funciona?

Concursos em redes sociais geralmente funcionam com passos simples, como seguir os perfis indicados, marcar amigos e curtir a foto oficial do sorteio. 

Após seguir essas instruções, o seguidor está concorrendo ao prêmio anunciado. 

Outra forma popular de concursos em redes sociais é pedir aos usuários que enviem suas melhores fotos utilizando um produto da empresa ou que criem um slogan criativo para uma nova campanha.

É permitido fazer concursos em redes sociais?

Sim, é permitido fazer concursos em redes sociais, desde que ele seja feito por pessoas jurídicas que exerçam atividades comerciais ou industriais e prestação de serviço, além de precisarem obter autorização prévia do governo para realizar sorteios, vale-brindes ou concursos, de acordo com a Lei nº 5.768/71.

Como legalizar?

Abaixo, conheça os passos para legalizar concursos em redes sociais.

Passo 01: solicitar autorização ao Ministério da Economia

Com o plano de operação e o regulamento do sorteio previamente estabelecidos, indicando de maneira clara quais os requisitos serão adotados e o prêmio, é necessário solicitar a autorização ao Governo. 

Atualmente, o pedido é feito de forma eletrônica no site: www.scpc.sefel.fazenda.gov.br. 

Observe que há um prazo que pode variar de 40 a 120 dias antes do início da promoção, além do pagamento da taxa de fiscalização. 

Após a aprovação dos documentos, o respectivo Certificado de Autorização deverá constar em todos os materiais de divulgação da promoção comercial, como nos posts do Instagram, Facebook ou outros meios de publicidade.

Passo 02: escolha a plataforma para realizar o sorteio

É importante esclarecer que as redes sociais devem ser utilizadas para divulgação do sorteio online, mas o procedimento, quando digital, deve ser realizado em um portal eletrônico que permita a dinâmica e mecânica promocional. 

Ou seja, você pode divulgar um sorteio no Instagram, mas não pode realizar o sorteio por lá.

Para a parte de fazer o sorteio, diversos sites oferecem esse serviço mediante pagamento de uma taxa por utilização da plataforma.

Então, além de observar as regras legais e as regras das redes sociais, as normas do site também devem ser respeitadas.

Passo 03: prestação de contas após o sorteio

Sua empresa deve fornecer auxílio e orientação na apuração dos contemplados durante o período de concursos em redes sociais, bem como realizar a prestação de contas, na qual deverá informar os prêmios entregues e os que não tiveram êxito. 

A prestação de contas deve ser feita através do Sistema de Controle de Promoções Comerciais – SCPC, após a conclusão de todas as etapas do sorteio.

Ela deve comprovar que foi seguido todo o plano registrado no sistema, além do recolhimento dos tributos vinculados, como imposto de renda.

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Como fazer um concurso nas redes sociais?

  • Elabore um plano de operação e regulamento do sorteio.
  • Solicite autorização ao Ministério da Economia através do site do Governo.
  • Após a aprovação, inclua o Certificado de Autorização nos materiais de divulgação.
  • Utilize as redes sociais para divulgação, mas realize o sorteio em uma plataforma online apropriada.
  • Escolha um portal eletrônico que permita a dinâmica e mecânica promocional.
  • Preste contas após o sorteio através do Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC).

Como definir o critério para o vencedor?

Para definir o critério do vencedor em um concurso nas redes sociais, você pode escolher entre métodos quantitativos, como o maior número de curtidas ou compartilhamentos, ou qualitativos, como a melhor resposta ou a mais criativa. 

Mas lembre-se de estabelecer regras claras e específicas que alinhem-se com o objetivo do concurso. 

E em todo caso, garanta transparência na seleção, seja por meio de um júri ou votação pública. 

Além disso, documente e comunique os critérios com antecedência para evitar mal-entendidos. 

Por fim, certifique-se de que os métodos cumpram as diretrizes da plataforma de rede social em questão.

Como garantir segurança?

Para garantir a segurança de um concurso em rede social, contar com uma empresa especializada no assunto é essencial. 

Por exemplo, nós, da Mand Digital, oferecemos soluções personalizadas, assegurando conformidade com as diretrizes da rede e a legislação vigente, garantindo um processo transparente e livre de problemas.

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A Mand Digital desenvolve soluções para promoções comerciais ou campanhas promocionais. 

Mas já adiantamos que a nossa abordagem é personalizada para atender aos seus objetivos – ou seja, nada de mais do mesmo por aqui!

Vamos além das campanhas comuns e oferecemos gamificação, como cartela digital, caixa premiada, roleta e sacola premiada, tornando sua campanha mais divertida e atraente. 

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Conclusão

Os concursos em redes sociais são uma ferramenta poderosa de engajamento e promoção, mas é fundamental garantir conformidade com a legislação e diretrizes da plataforma escolhida para realizá-los.

E para não correr riscos, nós, da Mand Digital, estamos aqui para ajudar você com soluções personalizadas para assegurar um processo transparente e seguro.

Desde cartela digital e caixa premiada até roleta e sacola premiada, trabalhamos para tornar a sua campanha mais atrativa e divertida. 

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